sábado, 24 de maio de 2008

Apresentação


Sou Geovani Alves Teotonio, universitário do curso de Física, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA, professor da rede municipal de ensino em Sobral, zona norte do Ceará. Leciono Matemática e Ciências para alunos do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental, na Escola Osmar de Sá Ponte, e as mesmas disciplinas para alunos do 7º e 8º anos (antigos 6ª e 7ª séries) do ensino fundamental, na Escola Ivonir Aguiar Dias.

Tenho o magistério como profissão há pouco tempo, 8 meses para ser mais exato, mas apesar da pouca experiência sinto um desejo incontrolável de me fazer importante na vida de meus alunos, fazê-los sentir que a educação pode melhorar em muito suas vidas...

Já sofri repreensão por parte de alguns colegas de profissão, por acharem que ser professor é apenas tornar os alunos agentes de um processo de reprodução de conteúdos pré-estabelecidos na sua aprendizagem, mas nada consegue me fazer mudar de pensamento. Acho que não devemos ser apenas professores, mas, acima de tudo EDUCADORES. Educadores que encaram nosso trabalho não apenas como o exercício de uma profissão, mas como pessoas de fundamental importância na formação de cidadãos para o mundo.

No filme "Escritores da Liberdade", a personagem Erin Gruwell diz que quando um jovem está depondo em um tribunal, a batalha já está perdida, por mais que a justiça seja feita. A verdadeira batalha seria evitar a ida desses jovens a um tribunal, e essa batalha ocorre diariamente, dentro de nossa sala de aula.
ou

Um comentário:

PROFESSOR CANUTO disse...

Geovani, parabéns pelo Blog e principalmente pela matéria. É bom saber que existem pessoas como você que se propoem a ser verdadeiros educadores. É por aí mesmo. Um abraço.
Canuto.