terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Problemática da Educação Atual



O educador nos dias atuais vive uma problemática que segundo o pedagogo Mário Sérgio Cortella constitui-se em um desafio de onde podemos tirar a oportunidade perfeita para inovar. Segundo o pedagogo, vivemos um momento grave na educação, mas é preciso ter olhos aguçados para não apenas ver a gravidade do momento, mas também a sua “gravidez”. Através de uma conjuntura difícil, podemos “dar à luz” novas idéias que podem trazer êxito à prática docente. Para tanto é preciso paciência pedagógica, e reconhecer que cada idéia tem um tempo para germinar e florescer. Além disso também é imprescindível ter flexibilidade, para aceitar novas idéias e também para reconhecer quando alguma idéia poderá ser descartada.
Os fatores que contribuem para essa problematização são diversos, dentre os quais podemos citar:
I. OS VALORES DA SOCIEDADE MODERNA:
O educador de hoje não pode pensar como o educador de anos atrás. Se compararmos o educar a um automóvel, o passado poderá ser visto como o espelho retrovisor, que serve apenas para dar referencia do que vem atrás. O parâmetro principal a ser seguido pelo educador – o motorista desse automóvel – é o pára-brisas, que nesse caso pode ser comparado ao rumo que devemos tomar no presente.
Para exemplificar bem isso, podemos tomar por base o modelo familiar que vem se formando nas ultimas décadas. Cada vez é maior o números de pais separados, ou de filhos criados sem a presença paterna, o que contribui para que os educando tenham maiores carências emocionais que devem ser levadas em conta pela escola.
Os meios de comunicação, a mídia global, tem mostrado, por exemplo, aos adolescentes, que para viver bem é necessário ser totalmente adepto ao capitalismo, tendo-se que vestir roupas que estão nas ultimas tendências da moda, usar celulares de ultima geração, e enturmar-se com colegas “descolados”. Isso acaba trazendo exclusão social dos alunos menos favorecidos financeiramente, que não podem acompanhar tais tendências comportamentais.
Cabe ao educador então, adequar-se a esse valores que são mostrados hoje pela sociedade e a partir daí, tomar parte para que os alunos sejam incluídos na sociedade através da educação.
II. FORMAÇÃO:
Para lidar com esses novos valores, é necessário usar de uma nova pedagogia. Para tanto, faz-se necessário que o educador possa ter acesso a uma formação continuada, para usufruir de informações que possam ser úteis ao seu dia-a-dia.
Lógico que os grandes teóricos da educação, como Piaget, Vygotsky, Bourdieu, Foucault, dentre outros, jamais podem ser esquecidos, pois seu legado ainda hoje é de valor inestimável, mas faz-se necessário, que, embora embasado pelos ensinamentos desses grandes mestres, o educador possa ter acesso a novas fontes de informações, a pesquisas recentes e a uma formação inicial e continuada de qualidade.
III. USO DE NOVAS TECNOLOGIAS:
O uso de um quadro, giz e livro didático se faz deveras importantíssimo no ato de educar, mas é preciso que o educador tenha cautela para que esses instrumentos não sejam usados de forma obsoleta.
Fora da sala de aula, o aluno tem acesso a ferramentas que podem atrair seu interesse mais do que as utilizadas na escola, como internet, jogos eletrônicos, e meios de comunicação, como sites de relacionamento, como Orkut, facebook, twitter e outros, e programas de comunicação em tempo real como Messenger e Skype.
Cabe ao educador, usar essas ferramentas do mundo moderno a seu favor para tornar o aprender algo tão interessante quanto ficar por horas na frente de um vídeo game violento e sem sentido.
IV. MEIOS QUE POSSIBILITEM EXECUÇÃO DE LEIS EDUCACIONAIS:
A educação que é descrita nas leis educacionais, como a LDB, é deveras magnífica. Mas ante a isso, uma pergunta surge na mente do educador: Será que são dadas ao professor e ao gestor condições necessárias para a execução dessas leis?
Para exemplificar isso, podemos citar a africalidade, conteúdo obrigatório nos currículos de todas as escolas brasileiras. Apesar de ser um tema obrigatório, quanta importância a ele dão os livros utilizados pelos professores de história do Brasil? Quantos heróis negros reconhecidamente tem a República Federativa do Brasil, além de Zumbi dos Palmares, que somente foi reconhecido mais de trezentos anos depois de sua morte?

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