sábado, 24 de maio de 2008

Idéias associadas à Subtração - 6º ano

Todo aluno tem o hábito de ouvir música. E, apesar de ser considerado ultrapassado por alguns educadores, juntar música e matemática (ou qualquer outra disciplina) é um método eficiente. Para que meus alunos aprendessem o nome das idéias associadas à subtração resolvi criar a seguinte música:


SÓ PRECISO TIRAR
Letra: Geovani Teotonio
Melodia: Não precisa mudar - Ivete Sangalo
Só preciso tirar
Ou então eu vou comparar
São idéias associadas
A uma operação:
Subtração
Lá em cima eu tenho
O que eu chamo de Minuendo
Mais embaixo o subtraendo
O resultado eu chamo resto
Ou diferença
E eu sei que no final fica tudo bem
Eu peço emprestado
Desagrupo unidades
E dou unidades
Para quem não tem
Então você diminui
Então você subtrai
Resolve uma continha
E aprende Matemática!

Nenhum comentário: